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TakeTwo Vs Modders: Mais um episódio

Há muita coisa rolando por volta da comunidade do GTA III/VC/SA, é uma explosão de informação e acontecimentos que nem eu sei mais pra onde olhar.

Com o lançamento do jogo e chegada dos mods (onde fomos os primeiros do mundo a conseguir criar mods pra esses jogos, e estamos criando tutoriais agora), MixMods ontem decolou em visualizações diárias, atingindo mais do que o dobro da média, e tudo indica que hoje será ainda muito mais... Estou muito assustado.

Pra quem está chegando aqui agora e está perdido, há toda uma história sendo escrita com a TakeTwo processando modders da trilogia clássica do GTA.

Há toda a explicação aqui:


Mas eu sei que estamos com uma enchente de informações então você não vai lá ler...

O resumo é: Modders da trilogia clássica do GTA recriaram o código do GTA III e GTA VC de maneira open source, sendo muito fácil de recompilá-lo com melhorias, melhor funcionamento em sistemas modernos, e portar para plataformas que antes não estavam disponíveis.

A TakeTwo com sua equipe de engravatados derrubou o projeto, Github restaurou, e em seguida entrou em um processo contra os desenvolvedores.

Além disso, a TakeTwo derrubou em torno de 10~20 mods desses jogos, normalmente mods de mapa, e em seguida lançou o GTA Trilogy recentemente.

Tudo isso está causando uma grande raiva na comunidade clássica desses jogos, com a TakeTwo somente se importando com dinheiro, cagando para os fãs.

Vamos lembrar que os jogos clássicos foram removidos das lojas para dar lugar ao GTA Trilogy!!! Ou seja, forçando a gente a usar esse jogo horrível cheio de problemas e coisas removidas, um grande desrespeito aos fãs.

Silent, um dos mais importantes modders da trilogia clássica, autor do SilentPatch, que é basicamente o mod mais importante para esses jogos (corrige centenas de problemas do jogo), inclusive elogiado pelo CEO da Grove Street Games (War Drum Studios), autora do GTA Trilogy, Silent disse que não haverá SilentPatch para o GTA Trilogy, como resposta ao que a TakeTwo anda fazendo com os fãs.
Inclusive ele citou que não faz "caridade" de corrigir bugs. Veja o resto do texto nas respostas.

Até hoje o GTA Trilogy há vários bugs já corrigidos pelo SilentPatch aos jogos clássicos, e ele não pretende refazer as correções para os novos jogos. Ou seja, não esperem que o Silent corrija os bugs do jogo, isso é trabalho pra TakeTwo, mais especificamente, Grove Street Games e Rockstar Games.

Eu entendo ele completamente. Mas eu ainda pretendo criar alguns mods para esse jogo com o sentimento de "mostrar que modders são importantes e eles podem corrigir as merdas que as empresas fazem". Mas sinceramente, eu ainda pretendo continuar focando nos clássicos por um tempo indeterminado.

Se um dia eu (Junior_Djjr) criar algo do tipo Projeto Urbanize (um projeto que muita gente pede pra eu continuar), será para o GTA SA clássico.

Mas a TakeTwo entendeu toda essa crítica contra eles? É claro que não, dias atrás eles voltaram a derrubar mais mods, agora para GTA IV.

E entre os mods, eles deram DMCA num jogo salvo para GTA IV. Sim, é isso o que você leu, ELES DERAM DMCA NUM JOGO SALVO DE 65%!!! Nem mod é! Nem jogo 100% é! Claramente quem está fazendo isso é um bando de engravatado que não faz ideia do que estão fazendo.
 
E ontem saiu a resposta de defesa do processo contra o re3/reVC:



Se você quiser se aprofundar, lá há as acusações, e as respostas, o nome dos advogados etc.

Não é nada tão importante ainda, são só respostas de que as acusações da TakeTwo são verdadeiras ou falsas, ainda não é hora para as provas ou algo assim.

No entanto, eles usaram uma defesa: Fair Use. Uma carta que muita gente previu que usariam.

No final do arquivo há um texto de defesa muito interessante.

Como na postagem antiga, eu pensei em traduzir, mas eu prefiro que vocês mesmos leiam o texto na íntegra, para eu evitar usar um termo errado e fazer as pessoas interpretarem errado o processo.

Mas uma das coisas que mais me chamou a atenção, é que usaram o fato da TakeTwo antes incentivar o modding, por exemplo, o site da Rockstar Games já até divulgou mods, e inclusive, a Rockstar North, pouco tempo depois do lançamento dos jogos, eles deram alguns arquivos do código fonte do jogo para os autores do MTA! Eu achei muito interessante essa defesa, e até mesmo, cômica.

Mas em geral, eu não sei exatamente o que pensar, se estou positivo ou não. Um processo como esse é bem difícil de ser defendido, inclusive, a defesa partiu mais pro lado do "modding", sendo que re3 e reVC na verdade não são exatamente mods, mas sim, o jogo recriado. Provavelmente a TakeTwo usará essa carta contra eles, veremos...

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