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ENB Series v0.430 (.asi) + complex shadows, soft particles

Atualizado 23/02/21
  • Adicionado "Complex Shadows Culling Fix" que corrige (parcialmente) as sombras dinâmicas sumindo quando o objeto sai da tela. Ainda não 100%, mas melhor do que nada.

ENB Series é um projeto que visa trazer gráficos realistas (HD) para os jogos, onde um dos focos é o GTA San Andreas.
O mod já existe há mais de 1 década (2007), e está em evolução até hoje! Agora em .asi.
ENB Series possibilita a adição de efeitos gráficos configuráveis no arquivo .ini:
  • Bloom — destaques em detalhes muito brilhantes.
  • Lensflare — reflexo de lente causado pela luz do Sol.
  • Eye adaptation — adaptação da visão baseado em quão clara ou escura a imagem é.
  • Depth Of Field (DOF) — desfoque em distância (para simular foco de câmera... ou miopia).
  • Motion Blur — desfoque de movimento.
  • Shadow — deixa as sombras originais do jogo suaves.
  • Water — shader de água realista com reflexos.
  • Underwater — distorção da imagem da câmera ao mergulhar.
  • Ambient Occlusion — escurece locais onde a luz têm dificuldade de chegar.
E algumas coisas inéditas:
  • Soft Particles — corrige os efeitos especiais (FX / partículas) se enfiando nos modelos 3D, assim ficando suaves na superfície (muito notável em fogos e fumaças).
  • Complex Shadow — sistema de sombra per-pixel, completamente novo, igual as sombras de jogos modernos.
Complex Shadows (sombras per-pixel):

Água:

Soft Particles:
gta sa san mod enb series soft particles fire fix
gta sa san mod enb series soft particles smoke fix
  
Oclusão ambiente:

Editor in-game:

Sobre a situação atual da ENB Series (2020):
Finalmente ENB Series agora é um mod .asi! Mas ainda há opção do d3d9.dll. Isto quer dizer que não existe mais o bug do Windows 10 onde precisa renomear o gta_sa.exe.
Esta é uma nova versão da ENB Series lançada há algumas semanas atrás.

Complex shadows:
O complex shadows já existe há um tempo, e eu duvidava dos resultados, mas testando, está muito melhor que as sombras do RenderHook (mas não há PCSS), no entanto, mais pesadas e com diferentes bugs.
No meu PC com GTX 1050 2 GB, estas sombras ficam em 30~40 FPS na cidade, enquanto em locais com muitas sombras, principalmente em florestas, facilmente cai abaixo de 20 FPS. Em comparação, as sombras PCSS do RenderHook, em resolução média/baixa, aqui são mais leves até que as sombras nativas do jogo. O autor da ENB Series está ciente do problema e pode haver alguma atualização, não dá para ter ideia quando. E o principal bug, é que quando um objeto sai do seu campo de visão, a sombra dele sai junto, então as sombras ficam desaparecendo enquanto você move a câmera. Copiar os arquivos "data/occlu*.ipl" para o modloader e apagar todo o conteúdo deles resolve um pouco, mas praticamente nada (e deixa o jogo um pouco menos otimizado).
Estas sombras são incompatíveis com "buildingPipe" e "vehiclePipe" do SkyGfx. E não adianta usar configurações do PC, como "buildingPipe=PC", você precisa comentar a linha (colocar um "#" no início dela) para ela não ser carregada. Caso não fizer isto, não aparecerá sombras no mapa (buildingPipe) ou veículos (vehiclePipe).
Numa das instalações que eu tenho, houve um bug que o mapa todo pisca uma sombra gigante quando estou parado dentro de um carro. Testei num jogo com poucos mods e não causou isto. Não sei qual mod causou o bug.
  
Caso crash ao minimizar e voltar ao jogo:
Isto acontece aqui, e a solução é usar Windowed Mode, um mod que eu sempre recomendo, pois ele corrige muitos bugs da janela do jogo.
Uma das coisas que eu odiava na ENB Series, é um congelamento de alguns segundos ao voltar do jogo minimizado, pois atrapalha ao testar e criar mods. Felizmente isto não acontece mais (provavelmente por causa do Windowed Mode).

Você pode usar ENB Series para somente uma ou outra função, ou quase:
Muitos mods têm muitas funções, mas você escolhe quais ativar no .ini, e ENB Series é mais um deles, mas nem tanto.
Mesmo com tudo desativado no arquivo enbseries.ini, o mod ainda faz algumas coisas no seu jogo, mas poucas, então são poucas incompatibilidades com outros mods.
No download, eu fiz opções de configurações (presets) minimalistas, com somente algumas coisas ativadas, assim é leve e causa pouquíssimas incompatibilidades.

Como usar ENB junto com ReShade:
Renomeie o "d3d9.dll" do ReShade para algo, por exemplo "ReShade.dll".
Abra o "enblocal.ini" e configure "ProxyLibrary=ReShade.dll".
  
Travar movimento de câmera enquanto usa o editor in-game:
 
Outros conflitos e incompatibilidades:
Além do que já foi avisado acima:
No GraphicsTweaker, as configurações "ForceColorFilter" são carregadas, e com resultados estranhos, mesmo com "ForceColorFilterOnlyIfNotSet = 1". Comente-as (colocando "#" no início da linha) para desativá-las.
O resultado com Real Linear Graphics ficou estranho, mas deve ter como ajustar.
Para Real Skybox, desative o ambient occlusion e apague o "enblighting.fx".
No SkyGfx, além do bug de complex shadows citado acima, é necessário apagar o "enbvehicle.fx" para poder usar "vehiclePipe" do SkyGfx (mas ainda não todos funcionam).

Em geral, cada vez mais ENB Series está deixando de ser um mod que pincela a tela, para se tornar um mod que realmente muda o sistema de renderização do GTA SA, se aproximando do RenderHook, mesmo que ainda sejam muito diferentes.

Leia o arquivo Leiame.txt/Readme.txt para mais informações.
  
‎Autor: Boris Vorontsov
Presets: Junior_Djjr
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1,5 MB
  
Complex Shadows Culling Fix
Corrige (parcialmente) sombras as dinâmicas per-pixel sumindo quando o objeto sai da tela. Impacta negativamente o desempenho.
Autor: Junior_Djjr
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Veja também:
Shadows Settings Extender — inclui estas sombras, mas somente carros e peds, e não suaves, leve
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