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VehFuncs v2.2 beta

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Atualizado - 18/05/21 03:20
  • Nova versão do gsx.asi, agora compatível com PortableGTA e AutoID, entre outras melhorias. Importante para que os carros sejam corretamente salvos na garagem.
Atualizado v2.2 beta - 01/12/20 07:30
  • Corrigido crash com "_se=" (som de motor) ao usar ID com 1 dígito.
  • Adicionado disco de freio brilhando: Ao frear em alta velocidade, o mod converterá a velocidade de rotação da roda para simular o esquentamento do disco de freio, desviando para o vermelho-laranja, emitindo luz. (ainda sem documentação: simplesmente RGB 1 255 255 no material)
Atualizado v2.1.1 beta - 08/09/20 20:00
  • Corrigido crash 0x004C7DB4 que parece acontecer no Quadbike para algumas pessoas.
  • Eu havia cometido um erro em que vários comandos do log forçavam o conteúdo a ser jogado no disco, o que pode causar um pequeno impacto no desempenho. Corrigido.
  • Corrigido condição de zona não identificando um ":".
  • Corrigido "f_wheel" não identificando um ":" ou "?".
Atualizado v2.1 beta - 04/07/20 03:00
  • Adicionado f_wiper: Limpadores de para-brisa. Inclui retrocompatibilidade com os limpadores do mod Active Dashboard (todos os carros adaptados à ele podem rodar os limpadores só com VehFuncs instalado), mas funciona de maneira mais correta: usa a intensidade da chuva para definir a animação, não o clima. Em baixa intensidade, a animação é pausada, como nos carros reais. Funciona corretamente com o mod de garoa.
  • Corrigido um problema que deixava as subclasses menos aleatórias. Muitos modeladores relatavam que algumas classes de alguns carros nunca eram selecionadas, inclusive eu citei o problema como "problema ao selecionar quantidade ímpar" na correção pra v2.0.7, mas na verdade o problema existe desde sempre e era uma má geração de número aleatório. Agora os veículos que usam subclasses terão uma variação mais corretamente aleatória, consequentemente alguns carros salvos (garagem etc) nas versões antigas podem aparecer diferentes caso eles usem subclasses, mas é por um bem maior.
  • Corrigido incompatibilidade com a nova função "model special feature loader" do fastman92 limit adjuster.
  • Corrigido a função "+" não selecionando mais de 1 peça caso haja exatamente 2.
  • Corrigido o ":" fazendo a condição de zona não funcionar.
Atualizado v2.0.9 beta - 28/06/20 23:50
  • Corrigido o uso da função ":0" com somente 1 peça causando ela nunca aparecer. A partir da v2 o mod incorporou o demônio, é incrível.
Atualizado v2.0.8 beta - 28/06/20 01:20
  • Corrigido o crash 0x00749B7B.
  • Adicionado "LogModelRender" no .ini: Mostrar no "VehFuncs.log" o processo de renderização do atual modelo. Isto impacta o desempenho, só ative para encontrar erros de crash durante a renderização do veículo. E não confie. Foi assim que eu consegui corrigir crashes na nova versão do GTA Brasil e encontrar o 0x00749B7B.
  • Agora o VehFuncs corrige automaticamente o crash 0x004C7DAD (visto várias vezes e reportado recentemente na nova versão do GTA Brasil), inclusive informando o nome do carro e número da roda. A janela do crash foi removida para este caso (exceto se não conseguir corrigir), mas continua no .log.
  • Corrigido seeds não funcionando na versão anterior (os carros salvos apareciam sempre diferentes).
  • Corrigido o modo de variação ":0+" não funcionando na versão anterior (modo que seleciona entre 0 ou máximo de peças extras).
Atualizado v2.0.7 beta - 23/06/20 07:35
  • Corrigido algumas classes não sendo selecionadas caso haja uma quantidade ímpar. Este bug provavelmente existia desde... sempre.
  • Corrigido o mod considerando caracteres bugados em peças com nomes longos em alguns PCs. Isto sem querer forçava LOD em algumas peças.
Atualizado v2.0.6 beta - 22/06/20 15:55
  • Agora o crash "0x004C53A6" e todos os problemas de corrompimento do jogo causado por isto, foi manualmente e totalmente corrigido pelo VehFuncs. Isto corrige um erro grave que está presente em centenas, senão milhares de mods de veículos para GTA SA! Mais informações aqui. Removido a janela de crash deste caso, mas continua uma informação no .log.
Atualizado v2.0.5 beta - 22/06/20 05:05
  • Eu percebi que adicionar informações de crash é uma boa ideia, para pelo menos saber qual carro causou o crash, portanto eu foquei mais nesta funcionalidade. Eu pensei em fazer isto num mod separado, mas VehFuncs já é um mod consagrado para quem instala e cria veículos.
  • Agora a janela de informação de crash tem um botão "Cancelar" para não aparecer de novo, entre outras melhorias e opção no .ini.
  • Adicionado informações para os crashes "0x006E3D9C" (muito comum), "0x004C53A6" (muito comum, e o mesmo problema pode causar outros crashes estranhos no seu jogo, então é muito importante. Edit: agora é manualmente, totalmente corrigido pelo VehFuncs, sem mais janela de crash), "0x004C7DAD", "0x0059BE3E", "0x00563289" (muito comum, não necessariamente sobre veículos, mas mesmo assim eu preferi adicionar).
Atualizado v2.0.4 beta - 17/06/20 21:00
  • Foi relatado que a informação de crash aparecia mesmo sem necessidade. Deve estar corrigido agora.
Atualizado v2.0.3 beta - 17/06/20 04:50
  • Corrigido "NoSwingingChassis = 1" no VehFuncs.ini desativando inclusive a escada do caminhão de bombeiros "firela" balançando.
  • Corrigido um crash ao fechar o jogo, causado pela função de mudar ocupantes e motorista de veículos (pode ser que isto causava outros problemas também).
  • Agora existe a possibilidade do VehFuncs mostrar informações (janela e log) caso o crash "0x00749B7B" (edit: parece não estar funcionando) ou "0x004C444A" acontecer com algum veículo. Assim você pode descobrir facilmente qual modelo causou o crash, nestes casos. Eu queria colocar mais desses, mas nem sempre é fácil.
  • Pequenas otimizações e melhorias.
Atualizado v2.0.2 beta - 02/06/20 09:50
  • Corrigido o velocímetro digital não funcionando.
  • Adicionado a característica "_swc" para modders desativarem ou ativarem a carroceria do carro balançando (útil principalmente para o SAMP, que não carrega handling personalizado).
  • Aproveitando, agora você tem a opção de ativar "NoSwingingChassis" no VehFuncs.ini para desativar a carroceria balançando em todos os carros do jogo.
Atualizado v2.0.1 beta - 30/05/20 01:20
  • Corrigido alguns carros que usam "body" continuando com a carroceria balançando (na verdade eu só havia testado com o copcarla e vi isto acontecendo em outros).
Atualizado v2.0 beta - 25/05/20 06:00
  • Reimplementado os danos nas peças "wing_lr" e "wing_rr" (para-lamas traseiros) removidos da versão final do GTA SA. Nenhum carro original do jogo usa, mas mods agora podem usá-lo, igual aos para-lamas da frente. Baseado no código do DK22Pac que iria pra nova versão do IVF.
  • Adicionado "_se=" (sound engine; som do motor): Modders agora podem definir o som do motor do carro como uma característica, sem a necessidade de arquivo de configuração (compatível com a seleção de peças extras etc, por exemplo cada motor ou escapamento pode usar um ronco diferente).
  • Adicionado "f_dodometer" (odômetro digital): Visualização da quilometragem do veículo. É aleatório baseado em alguns fatores, como o nível de sujeira e danos que o veículo apareceu. Utiliza o cálculo de velocidade realista para contar a distância. Mods podem ler e escrever o valor (eu atualizei agora o mod Car Dealership para usar a mesma quilometragem mostrada no menu). A quilometragem é salva junto com o carro na garagem, é claro.
  • Mais uma correção de tuning para carros que não usam a peça "chassis" (que causa bugs, dependente da organização da hierarquia do .dff). VehFuncs usará a peça "body", que ficou comum modders usarem (isto corrige o tuning de 70 carros do GTA Brasil).
  • Corrigido a correção de carros tunáveis sem "chassis" não funcionando para o "copcarla".
  • Corrigido "vehicle.txd" adicionais não funcionando para o "copcarla".
  • Em aviões, foi alterado "f_gear" para "f_spin", pois coincidentemente outro mod também usa este nome (isto corrige as rodas girando em alguns mods de aviões).
  • Agora todas as funções do painel terão LOD ativados por padrão (para não serem renderizados caso a câmera estiver um pouco longe do veículo, melhorando o desempenho do jogo).
  • Adicionado configuração "LogNoTextureFound": Mostra no "VehFuncs.log" o nome das texturas não encontradas. Desativado por padrão, útil para modders.

VehFuncs é um mod asi para GTA SA que visa trazer novas funções para mods de veículos — semelhante ao Improved Vehicle Features e Active Dashboard — assim substituindo o meu antigo mod Enhanced Functions.
VehFuncs venceu a GTA Annual Awards 2019 na categoria "Melhor Script/Plugin".
gta sa san mod vehfuncs junior_djjr
Veja a postagem de divulgação aqui.
Já que o mod tem foco em modeladores 3D, vou deixar aqui só o resumo de cada função.

Para entender melhor o que é e como funciona, clique nos links abaixo:

Extras Recursivos — destaque

Novo sistema de variações extras que utiliza lógica recursiva para criar variações de peças de carros, motos etc. O novo sistema quebra todos os limites anteriores, além de proporcionar novos controles sobre como o modelo irá variar. É possível variar o modelo quase inteiro usando isto, inclusive rodas. Inclusive condições, como região do mapa, clima etc.

Características — destaque

Possibilidade de aplicar características personalizadas dentro do .dff do veículo, por exemplo paintjob, ocupantes, nível de sujeira, escapamento duplo etc. Isto é super poderoso quando utilizado junto com Extras Recursivos, por exemplo aplicar uma paintjob caso um extra ser aplicado.

Velocímetro Digital

Você pode criar velocímetros digitais no painel do carro, moto etc. Este é o primeiro velocímetro para GTA SA que utiliza cálculo real baseado na rotação da roda. [vídeo]

Odômetro Digital

Você pode criar odômetros digitais no painel do carro, moto etc.
  

Motor/escapamento vibrando

Você pode fazer um motor, escapamento ou outra peça vibrar com o motor. A vibração utiliza perlin noise para um efeito natural e sofre reações com a aceleração [vídeo]

Peça rotacionando com pedais

Anteriormente conhecido como "enh_scoop", mas agora suportando rotação XYZ configurável. É uma peça que rotaciona com o pedal acelerador ou freio, sendo útil para diversos casos.

Pedaleiras em motos e bicicletas

Pedaleiras abrindo e fechando caso tiver piloto ou garupa.

Fix: Cores de materiais

Pare de usar aquelas texturas de cores "preto", "branco", "vermelho" etc!!!

Fix: Veículos adaptados ao IVF

Você não usa ImVehFt mas baixou um carro adaptado à ele e ficou com luzes coloridas? VehFuncs corrigirá isso para você.

Engate Funcional

Engate que funciona em qualquer veículo (moto ainda não, ainda? Resto não testado).. Sem bugs; Sem limitações (como outros mods); Compatível com outros mods do tipo; Sem arquivos adicionais.

Peças rotatórias

Você pode adicionar peças que rodam com a rotação do motor, ou ventiladores.

Giroflex e táxi

Definir posição e cores das luzes da polícia. Você também pode adicionar sirene e luzes em qualquer veículo. Posição para táxis.

Paintjobs em veículos terminados com dígito

Agora é possível utilizar paintjobs em veículos terminados com dígito, como PCJ600, AT400 etc.

Faróis "pop-up"

Um sistema completamente novo e configurável para os famosos faróis "pop-up", como ZR-350 (RX-7).

Correção para spoilers tuning

Agora você pode criar carros com spoiler, e quando instalar um novo spoiler tuning, o original será removido.

Animações para diversos casos

Animação que é reproduzida por alguma condição. Isto possibilita criar retrovisores dobráveis, spoilers que sobem com a velocidade e freio, entre outras coisas que podem vir.

Volante funcional

Volante funcional; não precisa de dummy. Inclui retrocompatibilidade com "movsteer" e "steering" de carros adaptados ao IVF e Active Dashboard.

Limpadores de para-brisa

Limpadores funcionais; não precisa de dummy. Inclui retrocompatibilidade com carros adaptados ao Active Dashboard, mas funciona de maneira muito melhor.
  

LOD (Nível de detalhe)

Sistema de nível de detalhe para desaparecer ou trocar peças dependente da distância que o carro está da câmera, assim otimizando o peso do seu modelo de modo extremamente simples.
  

Arquivos vehicle.txd adicionais

Você pode ter mais de 1 arquivo vehicle.txd para texturas genéricas. Útil para packs de veículos que usam as mesmas texturas, assim você pode ter por exemplo "vehicle2.txd" com texturas genéricas adicionais (para diminuir o uso de carregamento e memória do jogo) e ainda poder instalar mods de "vehicle.txd".

Algumas infos de crash e corrigido um problema sério e comum em mods de veículos

Detecta alguns crashes comuns de mods de veículos e mostra as informações de qual veículo causou este crash. Além disso, foi corrigido um problema sério e comum que está presente em centenas, senão milhares de mods de veículos que causam muitos crashes e bugs diferentes.


Veja a wiki completa: Como adaptar um veículo ao VehFuncs?

O mod ainda está em fase de testes e pode ter problemas. Avise qualquer coisa.

  VehFuncs utiliza GSX (Garage Save eXtender) do Fabio para salvar as informações adicionais na garagem, o que também está em fase de testes.

f_shake + f_gas + f_gear =

No vídeo foi usado sons SACSFX e este supercharger, adicionando-o pelo Tuning Mod v3.
  
Usos:
gta sa san mod vehfuncs trator valtra
baixe o trator e carreta aqui, ótimo para estudar como foram feitos —

gta sa san mod moto xt painel digital

   
Este mod NÃO causa cheating no SAMP!
Questionem servidores que baniram este mod!

É necessário ter o VehFuncs instalado no seu GTA SA para poder usar carros adaptados à ele.
Agradecimentos aos contribuidores do plugin-sdk por deixar isto muito mais fácil de ser feito.
Veja as funções que estão por vir.
  
‎Autor: Junior_Djjr
Mod GSX, ajudas, Engate: Fabio
Agradecimentos: DK22Pac, _F_, Avant, M4k3, xXKenBlockXx, dxivilea
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