PT: Os URLs das páginas estão errados! Mais informações aqui.

EN: The page URLs are wrong! More information here.

Jogo 171 - Analisando a campanha...

Acabou, e deu nisto.


Quando o jogo 171 começou a ficar famoso eu (Junior_Djjr) o critiquei dizendo para pensarem duas vezes antes de doarem para este projeto pois eles não mostraram nada ainda — e veja só, muitas das coisas que eu falei que não iriam sair do papel, ainda não saiu, que engraçado.

O tempo passou e eles arrecadaram uma boa grana para continuarem, e finalmente mostraram algo que seja realmente deles (pois na época a única coisa que era deles era a modelagem do mapa, nem a vegetação).

Uhu, então finalmente o projeto está indo para um lado mais justo e menos overrated?
Pelo contrário, o overrate só aumenta.

Recentemente abriram uma campanha "tudo-ou-nada" no Catarse para arrecadar dinheiro para desenvolver o jogo. A campanha durará somente 1 mês.

Que tal analisarmos?
Oh, vejamos só, eles estão pedindo 58 mil reais para desenvolver o jogo com:
  • Um mapa.
  • Poder andar à pé e dirigir carros.
  • Customizar roupas do personagem (ok, interessante).
  • 10 carros.... Pera, o quê?? Vão arrecadar 58 mil reais para o jogo ter 10 carros??? Calma, vamos continuar...
  • 2 armas. Tá, eu não tenho mais palavras.
Ou seja, eles precisam de 58 mil reais para ter um jogo com os básicos de um GTA, contendo 10 carros e 2 armas.

Lembrando que isto é uma campanha do formato "tudo-ou-nada" para 1 mês, e a expectativa da versão beta do jogo é 2021.

Continuando...


Eles estão pedindo 85 mil reais para desenvolver o jogo com:
  • Sistema de dia e noite. Sim, é isto que vocês leram, com 58 mil reais o jogo só terá dia, eles precisam de quase 30 mil reais para fazer um sol rotacionar e mudar intensidade (qualquer desenvolvedor de jogos que está lendo isto está tendo espasmos agora). Atualização: eu quero meus 85 centavos.
  • Compra de armas. Outra coisa muito difícil de programar, né?...
  • Bares e outras lojas. Só com 85 mil reais o jogo terá bares e outras lojas.
  • Mais 2 armas. De novo, eu não tenho mais palavras para expressar isto...

Calma que ainda tem mais...

Com 128 mil reais eles desenvolverão o jogo com:
  • Uma cidade adicional. Ok, isto sim explica algo, pois modelar uma segunda cidade é realmente um grande trabalho, mas eu ainda não consegui ter noção do tamanho da cidade atual e o que será desta segunda, pois eles sempre mostram o jogo no mesmo lugar, como se a cidade fosse do tamanho de um pequeno bairro, mas enfim, isto deve ser a única coisa de toda essa lista que traz realmente algum trabalho (mas não para cobrar 43 mil reais por isto, né?).
  • Mais 2 carros. É isto aí, minha gente! Vocês não terá mais 10 carros, serão 12!!! Uhu!
  • Explosivos. Sim, só com 128 mil reais eles adicionarão explosivos no jogo.

E finalizando...


Eles querem 153 mil reais, para:
  • Mapa mais vivo, com um vendedor ambulante, oficinas e mais lojas. Uau, que grande avanço!
  • Eventos, como enquadro, assaltos, brigas, acidentes... Sim, só com 153 mil reais eles farão isto, eles ainda não fizeram.
  • E mais 3 carros. Uhu!!! 15 carros! E só precisam de 153 mil reais para isto!
  • ...O jogo continua com 4 armas (+ explosivos).

"Ei, mas você está falando como se eles fossem usar 100% deste dinheiro para o desenvolvimento, eles disseram que somente metade do dinheiro é para o desenvolvimento".
E você acredita nesse gráfico? No máximo seria verdade até a primeira meta. Por exemplo o licenciamento, eles não precisam de novos licenciamentos para fazer absolutamente nada das metas adicionais. Licenciamento é para licenciar os softwares usados no desenvolvimento, mas em qualquer meta usarão o mesmo software com a mesma licença, eles não precisam de uma licença adicional para modelar 2 armas, e não, eles não estão pagando licença para usar carros de marcas reais ou algo assim. E "Recompensas" e "Acesso ao game" eu nem preciso dar argumentos. E sinceramente, você pode cortar isto tudo pela metade que continua um absurdo.

E vamos lembrar que isto é o custo de produção, quando o jogo ser terminado, ele ainda será vendido (a que preço será?). Veja que este jogo pode arrecadar até 1 milhão tendo 10~15 carros e 2~4 armas — é melhor eu parar de citar isto pois eu tenho certeza que eles vão aumentar o número só para depois eu ser considerado errado, mas eu só estou citando o que eles mesmos prometeram agora, está tudo aí na sua frente, não estou inventando nada.

Mas como eles vão alcançar estas metas? É relativamente fácil, eles estão dando recompensas para pessoas que doam até 3,7 mil reais, e eu realmente acho que terá malucos que farão isto.

O pior é que eu realmente acho que eles vão conseguir alcançar estas metas. A campanha do Patreon já foi muito bem, esta deverá ser um sucesso muito maior, principalmente com a pitada de ideias mercenárias, onde só vão fazer coisas básicas de um GTA caso conseguirem dinheiro equivalente à uma casa própria.

Isto é um absurdo, e como já foi provado no meu post anterior, este jogo tem uma comunidade de fãs que nunca aceitam críticas... Por quê? Porque eles realmente querem o jogo, eles não querem a verdade, eles querem o jogo. Não há nenhum outro "GTA HD no Brasil" no mesmo nível, então todos os holofotes vão para para este único jogo, por falta de opção, e eles estão aproveitando este momento para realizar práticas mercenárias, e funcionará, youtubers também saem no lucro com o jogo, e eles também vão fazer de tudo para seus inscritos doarem para o jogo, afinal, se não alcançar a meta você terá 10 carros, e não incríveis 15, né?

Anote isto: daqui alguns anos (não faço ideia, uns 5? 10 anos?) alguém aparecerá com algum GTA HD no Brasil realmente bom e vocês olharão para o 171 e falarão "Err... Ele estava certo, agora eu vejo o que é realmente bom".

Eu tenho um infarto do coração toda a vez que leio alguém comparando 171 ao GTA V — um jogo que custou 265 milhões para ser produzido (mais do que todos os filmes do mundo, exceto dois filmes do Piratas do Caribe), teve uma produção com mais de mil profissionais tops do mercado, maioria com PhD, e bateu o recorde do produto de entretenimento mais lucrativo da história... Comparando com um jogo que usa dinheiro para comprar coisas prontas, nem parecem usar surface shaders para os gráficos e dizem que só colocarão noite no jogo caso nós colocarmos 85 mil reais no bolso deles.

Portanto cabe à mim, uma pessoa que não tem "tesão" em GTA no Brasil, e que não muda em nada na minha vida este jogo ser lançado ou não, olhar para ele com olhos neutros, analisar o que realmente está acontecendo, e ser um dos poucos à criticar, junto com, coincidentemente, outros desenvolvedores de jogos — perceba que quem mais critica este jogo são comunidades de desenvolvedores e PC gamers, basta sair da bolha social e ir para grupos mais experientes para ver a quantia de críticas que fazem contra o 171. Criar GTA no Brasil virou até meme em grupos de desenvolvedores de jogos no Facebook.

Jogos indie brasileiros ainda são bebês, infelizmente, e quando um jogo aparece, demonstram um lado mercenário, e como sempre, a população brasileira é levada pela ideia sem levantar quaisquer críticas.

Se você quer ver este jogo se tornando realidade, ninguém te impede e não há nada errado nisto, na verdade está ajudando a evolução dos jogos brasileiros (eu particularmente luto para gerar novos desenvolvedores, como no Fórum MixMods, todos que me conhecem sabe), mas você não pode passar pano para um absurdo como este, estão nos fazendo de idiotas, e estamos aceitando — como sempre, uma cultura do brasileiro.

Estou triste com este jogo sendo levado à um overrate sendo que há vários outros jogos independentes brasileiros que merecem mais atenção não conseguindo nem 10 mil reais de lucro (ou até nem tendo atenção alguma na verdade). Não cabe a mim fazer uma lista de divulgação de jogos indies aqui (eu na verdade até divulgo alguns na página do face), mas experimente procurar melhor e dar mais chances também aos outros jogos — afinal, você apoiar um jogo não lhe impossibilita apoiar outro, portanto esta discussão de "escolher quem apoiar" é ilógica, isto não existe.
Atualização: Agradecimentos ao BnoPlayer por ter enviado este mapa de indústrias de jogos indie brasileiras, é uma ótima maneira de conhecer mais jogos independentes brasileiros, há vários jogos que precisam de um reconhecimento e uma ajuda, pois o Estado não está ajudando.

Não só os desenvolvedores de jogos indie brasileiros precisam melhorar, como também os consumidores destes jogos. Precisam ver os jogos com mais senso crítico, aceitar e principalmente compreender as críticas das outras pessoas.

Brasileiro sempre trata tudo como times de futebol, basta eu criticar algo (na qual eu estou defendendo vocês e toda a comunidade de jogos indie) que já começam a me tratar como um inimigo.

Criticar um projeto considerado "não tão bom" não é desvalorizar um projeto. Agora, elogiar um projeto "não tão bom" sim é desvalorizar os outros projetos que são realmente bons.

Capitalismo é bom e as empresas de jogos precisam de dinheiro para desenvolver seus produtos, o problema é quando isto vira um mercenarismo.

"Boas pessoas criam bons jogos".

Atualização:
Gigaton fez um vídeo (e até citou sobre este post), ele tem uma visão bem realista do projeto, diferente dos outros youtubers que partem pro hype:


Atualização:
Os caras da Beta Games tentaram explicar no Catarse deles como é difícil criar um sistema de anoitecer completo.
"Se é fácil, então faça" é falácia, mas aceito...
Concordo que já deu o que tinha para falar sobre isto, mas vi leigos defendendo e tentando explicar o quão difícil é, portanto eu decidi fazer hoje.
  • Sol e lua movimentando independentemente.
  • Todas as casas acendem e apagam as luzes utilizando emission map com diferentes cores e em diferentes momentos. A adição das casas é automatizada (não requer ação manual).
  • A iluminação global é afetada pelo emission, causando uma iluminação muito realista por volta.
No total teve em torno de 100 ou 150 linhas de código (depende de como você conta).
"Então vá lá ajudar eles".
Primeiro, eu não consigo nem me ajudar kkkkk.
Segundo, não estou dizendo que sou melhor, muito pelo contrário, eu demorei 1 dia para fazer estas 100 linhas de código (no Tuning Mod teve dias que eu escrevi quase mil linhas), e se vocês me vissem criando o movimento da lua iriam rir da minha cara de idiota vendo a lua fazendo um ping pong e não eu sabendo corrigir... Eu ainda sou um bebê em programação de desenvolvimento de jogos, os caras da Beta Games fazem um trabalho melhor que eu, o meu negócio é mods.

Aviso:
Dê sugestões de mods para serem postados aqui (fórum) ou aqui (formulário).
Dê ideias de mods para GTA aqui.
É proibido discutir política, ideologias e religião aqui. Isto é um site de jogos.
Abrir Comentários