PT: Os URLs das páginas estão errados! Mais informações aqui.

EN: The page URLs are wrong! More information here.

Dicas de como cuidar do seu GTA modificado

O meu post sobre os primeiros passos para modificar o GTA SA sempre teve muito sucesso, mas eu não dei dicas práticas de longo prazo.

Aqui eu pretendo dar algumas dicas de como organizar a instalação dos mods, e como resolver problemas de modo prático — baseado em erros e dúvidas que vejo desde 2011.



Como usar ModLoader corretamente


Um regra que pode parecer óbvia para uns, mas não para tantos: Nunca substituir nenhum arquivo, sempre usar modloader.
Alguns raros mods não são compatíveis para serem instalados no modloader, normalmente alguns poucos .asi, no entanto, o problema é que tal mod não consegue encontrar os arquivos externos, como .ini, pois ele procura no diretório do .exe, não do .asi (que está na pasta modloader), então a solução é simples: basta instalar o .asi no modloader (que é o arquivo principal que faz o mod rodar) e o .ini (ou outro arquivo externo, como .dat) na pasta do jogo.

Mas você me pergunta: "Pra quê o .asi na pasta modloader se o resto dos arquivos ficam fora dele? Por que não deixar tudo fora?".

No início do modloader várias pessoas também se perguntaram "Pra quê instalar mods cleo no modloader se eles não substituem arquivos?".

É porque modloader é um organizador de mods. Lembre-se disso!


Um dos poucos problemas do ModLoader


Ao instalar todos os mods no ModLoader, a única exceção é que, altera a ordem de execução dos mods .asi, ao instalar um mod .asi em alguma pasta dentro do modloader, pois são carregados em ordem alfabética, e o modloader começa no "m" e vai para as pastas, e alguns mods .asi muito delicados, aumenta as chances de causar conflito com outros mods, pois é esperado que ele seja carregado antes de tudo (por isso o nome do .asi dele começa com "$"). Portanto, nestes casos, simplesmente instale fora, ou mude o nome do "modloader.asi" para "$modloader.asi", para assim o ModLoader iniciar antes de tudo, e a pasta do mod para por exemplo "modloader/$mod", para ser a primeira pasta a ser carregada, e assim, tal .asi ser iniciado antes de todos.
Lembrando que isto é um caso raro, mas é bom aprender que isto existe.

Como organizar os mods no ModLoader


A minha pasta do modloader sempre tem estas 4 pastas:
_ignore — são os mods desinstalados temporariamente. Por padrão ela já vem configurada no modloader.ini embaixo do "[Profiles.Default.IgnoreMods]", foi um pedido que fiz pro LINK/2012 mas provavelmente ele compreendeu errado, pois a ideia era de vir a pasta vazia junto, mas isso não importa.
Dê uma olhada no seu modloader.ini, pois provavelmente você deletou, se deletou, recoloque novamente e crie a tal pasta.
No entanto, como explicado no post do modloader, basta colocar um ponto e espaço (". ") no início do nome da pasta para ela ser ignorada pelo modloader, assim o mod será desinstalado rapidamente.
A ideia de ainda usar a tal pasta "_ignore" é que você não fique com dezenas de pastas com "." causando bagunça, eu só gosto de usar a tática do ". " em subpastas e em casos rápidos. Quando eu estou desinstalando um mod por um bom tempo, eu movo a pasta dele para a "_ignore".

_Não pode faltar — Sempre há alguns mods essenciais que "não podem faltar" no seu jogo, portanto eu criei uma pasta destas, deixando-a com um "_" no início do nome para ela ficar sempre ordenada no topo, e é nesta pasta que eu deixo mods que eu "nunca" vou desinstalar.
Assim, portanto, na pasta "_Não pode faltar 2" há o segundo nível, que são os mods que "eu sempre vou tê-los instalados, mas não são tão essenciais assim", por exemplo spawners (já que eu faço muitos testes, então preciso de mods de spawn), e alguns mods gráficos que eu tenho agonia se não usar, como Fixed Pre-lighting e SkyGrad.
E por fim, a pasta "_Não pode faltar 3", que é o terceiro nível, contém mods de pequenas correções, que são relativamente dispensáveis, mas eu gosto de tê-los instalados sempre para ter um melhor jogo, como Fix MALE01, Food Eating Fix (comida visível)TheBirdsUpdate (pássaros realistas)População Realista etc etc... Não vou mostrar todos pois eu sei que falta vários.

E todos os outros mods que eu instalo sem muita importância, por exemplo, algum carro, arma etc, eu instalo normalmente na pasta "modloader" para eu ter a visão de quais mods eu tenho instalado, enquanto os outros mods "essenciais" ficam mais escondidos pois não preciso se preocupar com eles.

Também, é comum eu ter várias cópias do jogo, e basta eu copiar e colar as tais 3 pastas para ter tudo em ordem em diferentes instalações.

Mas é só para isso? Não!

Primeiramente, já que são pastas que eu vou "instalar e esquecer", como ensinado no tutorial sobre .Priority, elas merecem ter baixa prioridade:
Assim caso eu instalar novos mods que substituem os mesmo arquivos de alguma pasta destas, o meu novo mod irá ser usado em vez do mod destas pastas (por exemplo, numa delas tem o Fixed Pre-lighting, mas eu posso instalar um mod que substituem as árvores que funcionará normalmente, substituindo-o).

E por fim, por ser pastas que contém mods essenciais para o funcionamento do jogo (especialmente a primeira, que contém Widescreen Fix etc), eu as deixo como "pastas que não podem faltar".

Se você não sabe do que estou falando, eu expliquei lá no tutorial do modloader, a seção ".IncludeMods".
São basicamente as pastas que serão carregadas caso eu ativar a configuração "ExcludeAllMods", que desativa todos os mods.
Ou seja, são as pastas que serão carregadas mesmo eu desativando todos os mods.

Entendeu a utilidade?

Se eu estou passando por algum problema, por exemplo algum mod que eu instalei crashou o jogo por incompatibilidade, eu primeiramente ativo o "ExcludeAllMods" para desativar todos os mods do modloader, exceto as pastas do ".IncludeMods"! E obviamente, eu incluo o nome da pasta do mod também no ".IncludeMods", assim o meu jogo irá rodar só com os mods "não pode faltar" e o meu novo mod — e muito provavelmente não dará crash.

Se mesmo assim deu crash, eu removo as pastas "Não pode faltar" 2 e 3, que são as que mais têm mods "não tão necessários", sobrando só a pasta "Não pode faltar" principal, que contém só mods essenciais e portanto é muito raro acontecer uma incompatibilidade, e se mesmo assim causar crash, eu removo tudo, e se funcionar, eu sei que o problema está na pasta "_Não pode faltar", então basta eu ir colocando ". " no início do nome das sub-pastas até encontrar qual dos mods dentro dela está dando incompatibilidade.

Para compreender melhor, imagine outra situação: eu ativei o "ExcludeAllMods", agora está só com as pastas chamadas "Não pode faltar" e o meu novo mod no ".IncludeMods", e funcionou o jogo, isto quer dizer que alguma outra pasta do meu modloader está dando incompatibilidade com o tal novo mod, então eu vou colocando as pastas do meu modloader em ".IncludeMods" até que volte a dar crash.
Funciona mas é um tanto demorado se tiver muitas pastas no modloader. Neste caso, o que faço de fato é outra coisa:


Como descobrir qual mod está dando erro


Outra coisa que pra mim é óbvio, mas não para todos.

É um problema que acontece quando o CrashInfo não consegue dizer qual o motivo do crash, ou há alguma outra incompatibilidade que precisa ser encontrada manualmente na prática.

Vendo o caso acima, eu sei que a incompatibilidade ou erro está em alguma das pastas do modloader (eu sei que sem alguma destas pastas o tal mod funciona, basta eu descobrir qual delas), portanto, primeiramente eu removo metade das pastas (eu normalmente deleto e depois restauro da lixeira, ou simplesmente movo para fora do modloader ou uma pasta com ". ", não importa como você prefira).
Vamos imaginar que eu tinha 100 pastas, agora eu tenho somente 50 pastas instaladas, se o crash parou, quer dizer que o tal mod com problema está numa daquelas 50 pastas que eu removi anteriormente, portanto eu vou nelas e pego metade (25 pastas), e instalo no modloader, se ainda não deu crash, eu faço de novo, pego metade das pastas que sobrou (12 pastas), e faço a mesma coisa, se deu crash, quer dizer que o problema está entre estas 12 pastas (viu só? já estamos perto!). Basta eu fazer isto mais vezes: coloco 6 pastas, deu crash? Não? Então o problema está nas outras 6 pastas, pego 3 delas e instalo, deu crash? Então o problema é uma destas 3 pastas. Pronto! Fazer isso com Improved Fastloader demora menos de 1 minuto: 50, 25, 12, 6, 3.

Mas o problema pode ser ainda mais embaixo:

No entanto, pode acontecer de tal erro ou incompatibilidade acontecer com mais de 1 pasta, não é comum, mas acontece. Assim você terá que ficar atento, pode ser que entre os 50 e 50 mods, há 2 que causam o problema, um de cada lado. Após ter feito tudo isso acima e descoberto qual o mod que estava dando erro, você irá reinstalar os mods que você antes desinstalou durante o teste, e neste momento pode ser que o erro apareça de novo (ou até mesmo apareça um novo erro).

Vendo que mais de um mod pode estar dando erro ao mesmo tempo, imagine que você desinstala uma pasta, testa o jogo, ainda causou o problema, recoloca a pasta (afinal, ela não é a causa do problema, né?), parte para a próxima etc... Se o seu problema está em mais de uma pasta, você fará isto em todas as pastas e nunca conseguirá encontrar o problema, por isto é tão importante usar o método acima. No entanto isto não vale caso você tenha certezas, por exemplo ao instalar um mod gráfico e não funcionar, muito provavelmente é incompatibilidade com outro mod gráfico — ou seja, este caso normalmente é facilmente solucionável.

Também pode acontecer de você deletar um mod que precise de outro, por exemplo vários mods podem precisar do Open Limit Adjuster, assim se você desinstalá-lo causará um crash novo (viu como é importante deixá-lo numa pasta "Não pode faltar"? Para evitar isto).

E isto me lembra outro problema comum das pessoas:

A tal pessoa está com um crash, ela está olhando no .log o endereço do crash, como ensinado na Lista de Crash, até que ela desinstala algum mod e o endereço do crash muda. A maioria das pessoas concluem que "eu resolvi o crash anterior, mas agora apareceu outro". Mas, de onde a pessoa tirou a conclusão de que ela resolveu o anterior? Um problema diferente aparecer não quer dizer que o problema anterior foi resolvido, só quer dizer que agora você está com um outro problema, só isto.

Do mesmo modo que, vendo pelo lado contrário, se você está estragando todo o seu jogo tentando corrigir um crash, e o crash sempre continua o mesmo, provavelmente quando você corrigir o seu crash atual acontecerá um "novo" crash, que na verdade aconteceu devido a você ter feito algo errado enquanto você estava tentando corrigir o crash anterior! Ou seja, enquanto você está tentando corrigir um crash, você precisa ter mais cautela ainda, pois você pode não saber se você está causando mais crashes, assim piorando ainda mais o seu problema, você tem que tomar muito cuidado com cada ação que você faça, não saia deletando tudo permanentemente!

Quando um crash acontece e aparece no .log as informações, não quer dizer que o seu jogo está com somente 1 crash, só quer dizer que agora aconteceu este, se enquanto você está tentando corrigir um crash você sem querer criar outro, agora você terá dois crashes pra corrigir, e assim quando um crash sumir, você terá que corrigir outro... ...ou então, na verdade o crash anterior não sumiu, mas sim apareceu um outro crash por cima do antigo!

E não tente tratar o código do crash como uma ordem numérica, por exemplo "o endereço do crash novo tem valor maior do que o antigo, então quer dizer que eu passei do antigo", pensar isto é errado, não é assim que o jogo funciona.


Dicas finais


Continuando na cautela, lembre-se de não fazer alterações no seu jogo sem abri-lo para ver que ainda está funcionando.
É sério, eu vejo muita gente falando "ontem estava funcionando, fui jogar hoje e não funcionou mais", a pessoa pode jurar, mas ela está enganada, isto não existe.
E eu já passei por isso umas 10 vezes, eu também já JUREI que eu não tinha feito nada, que o jogo começou a dar erro sem motivos, depois de tanto procurar o motivo do problema, encontrei qual era, e finalmente eu lembrei que ontem eu tinha feito aquilo. Sempre que eu consigo fazer voltar a funcionar, eu procuro a origem do problema, e assim eu acabo entendendo a origem.
Não confie em você mesmo, a sua mente lhe engana.
Sempre que fizer alguma alteração qualquer, abra o jogo e teste para ver se ainda está funcionando, mesmo que você tenha certeza que estará, já me aconteceu de realmente não estar funcionando mais, mesmo que para mim era óbvio que nada daria de errado.

Por fim eu recomendo que aprenda mais com o tutorial do ModLoader, há várias ferramentas interessantes para organização, principalmente se você deseja instalar conversões totais ou SAMP na mesma instalação (sem precisar tirar uma cópia do jogo todo).
Usar uma nova cópia do jogo é bom também, e você pode pensar "o jogo tem menos de 5 GB, não custa tanto espaço em disco ter cópias do jogo", no entanto, vamos lembrar que você pode ter vários mods (como packs de texturas, carros etc), e facilmente cada instalação lhe custará mais de 10 GB, portanto é interessante usar a mesma instalação com uma boa configuração no modloader, para fazer não carregar certos mods caso esteja no SAMP etc. No tutorial do ModLoader ensina como fazer isto (mais especificamente, sobre "Perfis".

Aviso:
Dê sugestões de mods para serem postados aqui (fórum) ou aqui (formulário).
Dê ideias de mods para GTA aqui.
É proibido discutir política, ideologias e religião aqui. Isto é um site de jogos.
Abrir Comentários